#10 Aproveitamento de resíduos de madeira para produção de bio-polímeros para tratamento de águas residuais

A Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 3 de junho, pelas 15h00, um Webinar dedicado ao tema "Aproveitamento de resíduos de madeira para produção de bio-polímeros para tratamento de águas residuais", que contou com Maria da Graça Rasteiro como oradora convidada e foi moderado pro António Gonçalves da Silva, Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica.

 

O tratamento primário das águas residuais em ETAR´s recorre tradicionalmente a sais coagulantes (em particular sais de alumínio) e polímeros floculantes sintéticos produzidos a partir de monómeros provenientes do petróleo e sempre não-biodegradáveis.

 

Numa perspetiva de economia circular e valorização de resíduos, o grupo de investigação do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e Produtos da Floresta, sob a coordenação da Prof.ª e Eng.ª Graça Rasteiro, desenvolveu, com base num projeto Europeu, novos floculantes solúveis de base celulósica, partindo de resíduos de madeira de eucalipto, provenientes da indústria da pasta e papel, que foram posteriormente testados com sucesso no tratamento primário (floculação) de alguns efluentes reais. A estratégia desenvolvida para produzir os bio-polímeros de base celulósica pode ser facilmente ajustada para produzir bio-polímeros de características diferentes, adaptados ao efluente a tratar. Deste modo, não só estamos a valorizar um resíduo largamente abundante como estamos a substituir os aditivos tradicionais por outros de natureza biodegradável, que também provaram dar origem a lamas com menor teor de água.

 

Sobre Maria da Graça Rasteiro

Professora Associada com Agregação do Departamento de Engª Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Coordenadora do Grupo de Investigação em Tecnologias de Partículas, Polímeros e Biomateriais do Centro de Investigação em Engª dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta do mesmo departamento.

 

Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e membro dos Grupos de Trabalho da EFCE (Federação Europeia de Engª Química) em "Particle Systems Characterization" e "Mechanics of Particulate Systems" em representação da Ordem dos Engenheiros.

 

Representante de Portugal em diversas ações COST.

 

Secretária da Mesa da Assembleia Regional da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

© 2020 Ordem dos Engenheiros

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube