#8 Comercialização e transmissão de energia

Comercialização e transmissão de energia foi o webinar promovido pela Comissão de Especialização em Energia para o Ciclo #Juntosficamosemcasa. O evento decorreu no passado dia 26 de maio, entre as 17h00 e as 18h30, e teve como oradores convidados Nuno Afonso Moreira e Manuel Matos Fernandes. A moderação do debate ficou a cargo de Paulo Preto dos Santos, Coordenador Adjunto da referida Comissão de Especialização.

 

Nuno Afonso Moreira abordou o tema Comercialização de Eletricidade e Gás Natural, através da apresentação de um conjunto de dados sobre a evolução recente da comercialização de eletricidade e gás natural, procedendo igualmente à sua analise. Destacou-se a avaliação de mobilidade de carteira entre comercializadores como o fator mais relevante na avaliação da maturidade de mercado.

 

Manuel Matos Fernandes procurou integrar, numa palestra intitulada Transição energética: os desafios na transmissão de energia elétrica, a alteração de paradigma no setor elétrico, tendo em conta as recentes alterações legislativas a nível nacional e europeu e a alteração tecnológica do parque electroprodutor nacional, com base na evolução prevista a nível nacional para a produção e para o consumo de energia elétrica, enquadrada pelo Relatório de Monitorização da Segurança de Abastecimento (RMSA – E 2019) e pelo PNEC 2030.

 

Sobre os protagonistas:

 

Nuno Afonso Moreira é Engenheiro Mecânico pela FEUP, tem um Mestrado em Produção Integrada por Computador (UMinho) e Doutoramento em Gestão Industrial (UTAD), bem como os Títulos de Especialista em Energia pela Ordem dos Engenheiros (OE). É Professor Auxiliar na UTAD e Presidente e Membro do Conselho de Administração de um conjunto de empresas do Grupo Dourogás. É Coordenador da Comissão de Especialização em Energia da OE. Tem diversos artigos e livros publicados nas áreas da Gestão Industrial e da Energia. É responsável pelo desenvolvimento do primeiro projeto Português de produção de gases renováveis.

 

Manuel de Matos Fernandes tem Mestrados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (IST) e em Gestão e Estratégia Industrial (ISEG), bem como os Títulos de Especialista em Energia pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e pela Ordem dos Engenheiros (OE). É Professor Convidado no ISEL, responsável pela disciplina de Produção de Energia Elétrica, Subdiretor na REN, na área de Planeamento e Acesso à Rede e Vogal da Comissão de Especialização em Energia da OE.

 

Paulo Preto dos Santos é Engenheiro Mecânico pelo IST e tem formação em Alta Direção de Empresas, pela AESE/IESE Business School of Economics. É Director Geral da TERMOGREEN, Vice-Coordenador da Comissão de Energia da Ordem dos Engenheiros e Secretário-Geral da APEB – Associação dos Produtores de Energia e Biomassa. Foi Director na WINPOWER, CEO na SOBIOEN e na TRANSGÁS ENERGIA, Diretor de Marketing da TRANSGÁS, Adjunto do CA da LISBOAGÁS e Gestor na SHELL PORTUGUESA.

 

O Webinar foi transmitido através da plataforma Zoom.

© 2020 Ordem dos Engenheiros

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube