Apresentação do livro “Geossintéticos em Engenharia Civil: Dimensionamento, Instalação e Casos de Obra”

A Ordem dos Engenheiros organizou, no passado dia 19 de abril, pelas 17h00, a sessão de apresentação do livro "Geossintéticos em Engenharia Civil: Dimensionamento, Instalação e Casos de Obra", elaborado no âmbito das atividades do Capítulo Português da Sociedade Internacional de Geossintéticos (IGS-Portugal).

 

A apresentação do livro ficou a cargo do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, do Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Carlos Pina, do Presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia, Alexandre Pinto, e do Presidente da IGS-Portugal, José Machado do Vale. Esta sessão contou ainda com a apresentação de dois dos 16 casos de obra incluídos no livro, pelos Engenheiros Alexandre Pinto e José Machado do Vale.

Sobre o livro:

Neste livro pretende-se sensibilizar para os benefícios da utilização dos geossintéticos e para o desafio geotécnico que envolve o dimensionamento e a instalação destes materiais nas múltiplas obras de engenharia civil.

 

Em dez capítulos são apresentados os principais tipos de geossintéticos, as propriedades determinantes para as diferentes funções que podem desempenhar e os aspetos relevantes do dimensionamento, instalação em diversas aplicações, exemplificando com casos de obra. São ainda abordados o controlo/garantia de qualidade e a durabilidade.

 

Pela incorporação de conhecimentos técnicos e profissionais dos autores, pretende-se que este livro seja útil para um público abrangente, desde licenciados, pós-graduados, docentes, projetistas, fiscais, empreiteiros, donos de obra e, em geral, para todos os profissionais interessados nesta temática.