Barragens e alterações climáticas

A Comissão de Especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos da OE promoveu, no passado dia 6 de maio, pelas 15h00, um evento digital integrado no ciclo #JuntosSomosEngenharia, dedicado ao tema "Barragens e Alterações Climáticas" e que contou com a participação de Pedro Cunha Serra e Aníbal Traça de Almeida, dois conceituados especialistas na matéria.

 

Os cenários aceites para as alterações climáticas incluem o aumento da escassez e da irregularidade dos recursos hídricos. Embora uma resposta para este problema possa estar na construção de mais barragens, especialmente em aproveitamentos de fins múltiplos onde a produção de energia hidroelétrica contribuirá para a redução das emissões de CO2 causadoras das alterações climáticas, os impactes associados a esta solução implicam uma abordagem holística para a mesma.

 

Neste webinar, o Eng. Pedro Cunha Serra abordou a problemática da cobertura do território em termos de aproveitamentos hidráulicos enquanto o Prof. Aníbal Traça de Almeida tratou do papel dos aproveitamentos hidroelétricos na descarbonização do sector elétrico.