Em busca dos vetores próprios

da Democracia no Ciberespaço

Integrado no novo ciclo de webinars #JuntosSomosEngenharia, decorreu no passado dia 16 de junho, pelas 16h00, um webinar dedicado ao tema "Em busca dos vetores próprios da Democracia no Ciberespaço".

José Tribolet, Presidente do INESC e membro conselheiro da OE, e Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional do Cibersegurança foram os dois oradores convidados deste evento digital, cuja abertura esteve a cargo de Carlos Mineiro Aires, Bastonário da OE.

 

Sobre os protagonistas:

 

José Tribolet

Consulte aqui o perfil de José Tribolet, Presidente do INESC

 

Lino Santos

Lino Santos detém os graus de mestre em Direito e Segurança, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho.

Foi Coordenador da área de Computação Avançada e Segurança da unidade FCCN, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Da sua experiência consta a Coordenação de Operações no Centro Nacional de Cibersegurança. Enquanto diretor do departamento de Segurança e Serviços à Comunidade, na Fundação para a Computação Científica Nacional, criou e chefiou o serviço de resposta a incidentes de segurança informática, CERT.PT. Exerceu ainda funções de Oficial de ligação nacional à Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação - ENISA.

Da sua atividade na área da cibersegurança, destaca-se ainda a sua ação dinamizadora na criação da Rede Nacional de CSIRTs (equipas de resposta a incidentes de cibersegurança), que concretiza uma rede de equipas de resposta a incidentes de segurança informática, assim como, a sua participação em 2012 na Comissão Instaladora do CNCS, que teve como missão definir as medidas e os instrumentos necessários à sua criação, instalação e operacionalização.

© 2020 Ordem dos Engenheiros

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube