Recomendações a que devem obedecer

os Projetos de Escavação e Contenção Periférica

Integrado no novo ciclo de webinars #JuntosSomosEngenharia, decorreu no passado dia 22 de junho, pelas 17h00, um webinar dedicado ao tema Recomendações a que devem obedecer os Projetos de Escavação e Contenção Periférica, promovido pela Comissão de Especialização em Geotecnia da OE.

 

Este evento, que teve como oradores convidados Miguel Conceição e Paulo Ramos e que foi moderado por José Mateus de Brito, foi o segundo de três webinars que abordarão, de forma integrada, o novo Manual Recomendações na Área da Geotecnia.

 

Sobre os protagonistas:

 

Miguel Conceição

Licenciado em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico de Lisboa em 2001, obteve posteriormente uma pós graduação no curso de Mestrado em Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica da Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Colaborador da empresa Cenor desde o ano de 2000, desempenhou entre os anos de 2012 e 2014 a função de responsável pelo Núcleo de Fundações, Taludes e Estruturas de Suporte do Serviço de Geotecnia da empresa. A partir de 2015 acumulou as funções de director adjunto do Serviço de Geotecnia e de Responsável pelo Núcleo de Escavações e Obras Subterrâneas da TPF Consultores, após a fusão com a Cenor. Desde maio de 2020 desempenha a função de diretor do Serviço de Geotecnia da TPF.

 

Paulo Ramos

Paulo Matias Ramos, 45 anos, engenheiro civil, licenciado pelo Instituto Superior Técnico no ano de 1997, no ramo de estruturas, dispõe do mestrado em geotecnia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Desempenha, atualmente, funções de coordenação no departamento de Projetos da Teixeira Duarte Engenharia e Construções, S.A., onde fez o percurso desde estagiário até engenheiro sénior da Empresa.

 

José Mateus de Brito

Especialista em projetos e fiscalizações na área da geotecnia e licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Inicio da atividade profissional há 48 anos. Desde o início de 2018 exerce a atividade de Consultor Geotécnico independente. Em 2017 ocupou os cargos de Gestor do Departamento do Médio Oriente, de Diretor do Serviço da Turquia e de Administrador da TPF Planege Cenor. Na Ordem dos Engenheiros é Membro Sénior e Conselheiro, Especialista em Geotecnia bem como Membro da Comissão de Especialização em Geotecnia.

© 2020 Ordem dos Engenheiros

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube