Segurança em Empreendimentos Ferroviários

webinar_14_abril_IMAGEM 1.jpg

Ciente do enorme desafio que o futuro reserva à Engenharia nacional face ao elevado investimento público previsto para a ferrovia, a Comissão de Especialização de Segurança no Trabalho da Construção (CESTC) promoveu, no passado dia 14 de abril, pelas 17h00, um webinar dedicado ao tema "Segurança em empreendimentos ferroviários".

 

Integrada no ciclo #JuntosSomosEngenharia, nesta sessão técnica foi abordado, em particular, o Corredor Internacional Sul, que se encontra em fase de construção e que marca uma nova era da ferrovia nacional: a construção de uma nova linha ferroviária em Portugal, em contraciclo com as últimas décadas de fecho e de desinvestimento nesta infraestrutura.

 

O evento contou com a presença de José Carlos Clemente e Carlos Medeiros, ambos da Infraestruturas de Portugal, e com a participação de Mário Campos, da Mota-Engil.

 

Com este webinar pretendeu-se uma discussão aberta e participada sobre o tema, moderada por Paulo Almeida, Vogal da CESTC, tendo por base a promoção de boas práticas direcionadas para a gestão da prevenção e associadas à especificidade destas empreitadas, aliando diferentes visões: a do Dono da Obra e a da Entidade Executante.

 

A abertura do evento esteve a cargo do Bastonário da OE, Carlos Mineiro Aires, e do Coordenador da Comissão de Especialização promotora do evento, Arnaldo Reis, ficando o encerramento, a cargo de Rosa Maria Vaz da Costa, Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil.