Normalização em Nanotecnologias

WEBINAR 13_maio_IMAGEM 1.jpg

O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica promoveu, em colaboração com a Comissão Técnica de Normalização - CT 194, um webinar sobre "Normalização em Nanotecnologias" que decorreu no passado dia 13 de maio, entre as 17h00 e as 19h00, através da Plataforma Zoom.

 

O âmbito de atuação da CT 194 é o da normalização na área das nanotecnologias incluindo o estudo, caracterização, manipulação e controlo dos materiais e processos à escala nanométrica, predominantemente com uma ou mais dimensões inferiores a 100 nanómetros, limiar abaixo do qual as propriedades e os fenómenos dependentes do tamanho e da estrutura permitem novas aplicações. Inclui-se a aplicação das propriedades dos materiais à escala nanométrica, distintos dos associados a átomos ou moléculas individuais, ou extrapolados a partir de tamanhos maiores do mesmo material, de modo a desenvolver materiais, equipamentos ou sistemas melhorados devido a essas novas propriedades.

 

As nanotecnologias estão hoje na vanguarda do desenvolvimento de novos materiais, com novas propriedades e novas aplicações, e a sua normalização constitui um instrumento fundamental para assegurar a qualidade, o controlo da toxicidade, uma adequada avaliação de riscos e a segurança das tecnologias associadas e dos seus produtos.

 

O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica associa-se deste modo à CT 194 na promoção desta sessão, com o objetivo de proporcionar aos membros da OE uma oportunidade para obterem informação relevante e atual numa área que faz parte do "estado da arte” tecnológico.