
Apresentação da Obra de Escavação, Contenção Periférica e Fundações - Empreendimento Riverside Lote 9, Alcântara, Lisboa

A Comissão de Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 19 de julho, um webinar cujo objeto foi a apresentação da obra de escavação, contenção periférica e fundações do empreendimento Riverside Lote 9, localizado no bairro de Alcântara, em Lisboa.
Dado o interesse dos trabalhos, foi, ainda, organizado um conjunto de visitas ao empreendimento, que teve lugar no dia 21 de julho.
A obra de escavação para a construção dos quatro pisos enterrados do Empreendimento Riverside – Lote 9, em construção em Alcântara, Lisboa, apresenta um cenário geológico, geotécnico e hidrogeológico extremamente complexo, onde se conjuga a presença de formações aluvionares, de elevada possança e permeabilidade, com a proximidade ao Rio Tejo.
A profundidade de escavação atingida, cerca de 13.50m, numa área de escavação de 5.750m2, associada à localização da cota do nível de água muito próximo da superfície, determinaram o recurso a uma solução de contenção periférica em paredes moldadas, com cerca de 30m de profundidade.
Face às características das aluviões, ao nível da cota do fundo da escavação, mostrou-se ainda necessário o recurso a estacas moldadas de fundação do edifício, encastradas e injetadas, na respetiva base, ao nível do Complexo Vulcânico de Lisboa, localizado a profundidades variáveis entre 30m a 40m.
As soluções implementadas permitiram, além de cumprir um programa arquitetónico e funcional do edifício, assegurar os necessários critérios de segurança geotécnica e estrutural, bem como acautelar a preservação de importantes estruturas arqueológicas (náuticas) existentes no local da intervenção.