Desenvolvimento e aplicações de materiais
plásticos biodegradáveis

 

WEBINAR 12_maio_IMAGEM 1.jpg

A Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar da OE promoveu, no passado dia 12 de maio, pelas 18h00, um evento digital integrado no ciclo #JuntosSomosEngenharia, dedicado ao tema "Desenvolvimento e aplicações de materiais plásticos biodegradáveis", que teve como orador convidado António Vicente, Investigador principal do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e Coordenador Adjunto da Comissão de Especialização organizadora do evento.

 

A abertura da sessão, que foi moderada por Margarida Moldão, Coordenadora da Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar, esteve a cargo do Bastonário da OE.

 

As embalagens de plástico para alimentos apresentam inúmeros benefícios quer para os industriais, quer para o setor do retalho, quer para o consumidor. Entre outras vantagens, é de referir que são materiais leves, transparentes, de permeabilidade seletiva aos gases e vapor de água. No entanto, o seu uso indiscriminado não é sustentável. É imperioso encontrar novos materiais, com propriedades semelhantes às dos plásticos tradicionais, mas biodegradáveis. A comunicação do orador convidado desta sessão, intitulada "Desenvolvimento e aplicações de materiais plásticos biodegradáveis”, apresentou algumas das soluções em desenvolvimento.