#4 Energia na Mobilidade e nos Edifícios

Decorreu no passado dia 12 de maio, mais um Webinar do Ciclo de Webinars #JuntosFicamosEmCasa, promovido pela Ordem dos Engenheiros, dedicado ao tema "Energia na Mobilidade e nos Edifícios", organizado pelo Comissão de Especialização em Energia da OE.

 

Margarida Coelho, uma das oradoras convidadas, doutorada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Coordenadora do grupo de Mobilidade e Transportes do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, abordou o tema Os desafios da Energia na Mobilidade do Futuro.

 

João Francisco Fernandes, doutorado em Engenharia Mecânica pela FEUP e Especialista em Energia pela OE fez uma reflexão sobre Energia e certificação em edifícios de serviços.

 

A moderação esteve a cargo de Nuno Afonso Moreira, Coordenador da Comissão de Especialização em Energia da OE.

 

Sobre os protagonistas:

 

Margarida Coelho é licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-Bolonha) e Doutorada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico (IST). É professora auxiliar no DEM na Universidade de Aveiro. Coordena o grupo de Mobilidade e Transportes do Departamento de Engenharia Mecânica e é Vice-Diretora do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação da mesma Universidade. Tem desenvolvido a sua investigação na área da Energia e dos Transportes desde 2000, nomeadamente na modelação numérica do tráfego rodoviário e emissões de poluentes, tendo ainda uma participação bastante ativa em projetos na área dos transportes, tendo sido coordenadora de projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Interreg Europe, Fundação Luso-Americana. Recebeu vários prémios pelo seu trabalho de investigação e tem mais de 100 publicações em revistas científicas e conferências nas áreas de Energia e Transportes. É especialista em Energia, bem como em Transportes e Vias de Comunicação, pela Ordem dos Engenheiros.

 

João Francisco Fernandes é Engenheiro Mecânico pelo IST e Doutorado em Engenharia Mecânica pela FEUP. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Setúbal, Especialista em Energia pela Ordem dos Engenheiros, Perito Qualificado I e II do Sistema de Certificação Energética.

 

Nuno Afonso Moreira é Engenheiro Mecânico pela FEUP, tem o Mestrados em Produção Integrada por Computador (UMinho) e Doutoramento em Gestão Industrial (UTAD), bem como os Títulos de Especialista em Energia pela Ordem dos Engenheiros (OE). É Professor Auxiliar na UTAD e presidente e membro  do conselho de administração de um conjunto de empresas do Grupo Dourogás. É Coordenador da Comissão de Especialização em Energia da OE. Tem diversos artigos e livros publicados nas áreas da Gestão Industrial e da Energia. É responsável pelo desenvolvimento do primeiro projeto português de produção de gases renováveis.

© 2020 Ordem dos Engenheiros

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube